7 de agosto de 2016

Gelado de framboesas



Ingredientes:

200 ml de leite gordo
200 ml de natas para bater
40 g de leite em pó 
100 g de açúcar (1/2 chávena)

350 g de framboesas congeladas
sumo de 1 limão
20 g de açúcar


Preparação: 

Num tacho leve a lume médio o leite, as natas, o leite em pó e os 100 g de açúcar.
Vá mexendo até o creme estar prestes a ferver (80º).
Assim que atingir este ponto, desligue o lume e passe o creme por um passador.
Deixar no frio pelo menos 5 horas antes de colocar na sorveteira.

Deixe as framboesas a macerar no sumo de limão durante cerca de 2 horas, à temperatura ambiente para irem descongelando. Coe para eliminar a água que os frutos soltaram e junte à base do gelado que já deve estar fria.
Triture com varinha mágica ou no robot de cozinha e passe por um passador de forma a obter um creme liso.
Deite a mistura na sorveteira.

Instruções de uso da minha sorveteira:
Colocar o recipiente da máquina no congelador durante 24 horas embrulhada num saco de congelação ou num saco de plástico normal, devidamente fechado para não criar gelo.
Montar rapidamente a máquina com a cuba.
Ligar a máquina e deitar lá dentro o preparado, já refrigerado, pela abertura própria.
Retire do congelador 20 minutos antes de servir.

Notas:
Eu não coei as framboesas, gosto de sentir o áspero da fruta.
Apesar de usar sorveteira, ainda achei alguns irritantes cristais de gelo. Acho que é difícil isso não acontecer quando se fazem gelados de fruta.
Esta receita no original é feita com uma mistura de frutos silvestres e não só framboesas como eu fiz, mas eu tenho de dar vazão à minha "enorme" produção desses frutinhos.

Mais uma receita adaptada do livro "A vida secreta dos gelados caseiros" de Rita Nascimento.

2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Que cor linda! Beijinhos

conceicao disse...

Ficou com um aspeto maravilhoso.
Bjs

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar