16 de abril de 2014

Mousse Gelada com Bolacha e Natas (revisited)


Ingredientes:

200 g de bolacha torrada;
3 embalagens de natas (3 x 200ml);
2 pacotes de mousse de chocolate instantânea;
3 c. (de sopa) de açúcar (2 + 1);
1 cháv. de café solúvel previamente dissolvido em água fervente.

Preparação:

Bater as natas até ficarem firmes e juntar duas colheres de açúcar, misturando bem.
Seguir as instruções da embalagem e preparar a mousse de chocolate.
Ferver um pouco de água para fazer o café, adoçar com uma colher de açúcar, dissolvendo bem e deixar arrefecer um pouco.
Demolhar as bolachas, uma a uma, e dispor no fundo duma taça que vá ao congelador.
Cobrir a camada de bolacha com as natas e por cima, uma camada de mousse e assim sucessivamente até terminar com os ingredientes (a última camada deverá ser de mousse).
Levar ao frigorífico para refrigerar e duas a três horas antes de servir, colocar no congelador.

Nota 1: como podem ver pela foto, as natas não ficaram firmes... acho que tenho mesmo que usar doutra marca (usei da Mimosa, para bater), porque já me tem acontecido em receitas anteriores as natas ficarem pouco consistentes e na altura de servir, estão líquidas! E coloco a embalagem no congelador bastante tempo antes de as utilizar, a taça onde as bato está fria, mas ultimamente ficam sempre sem consistência nenhuma! Já não fazia esta sobremesa há mais duma década! Este era um doce que eu costumava fazer com frequência nos meus anos de adolescência - saborosa e simples, como se quer :) Espero que gostem e aproveitem a sugestão para a mesa de Páscoa, por exemplo :)

Nota 2: entretanto, nas minhas experiências com marcas de natas, tenho usado a Mimosa com menos 30% de gordura (embalagem azul escura e alta/rectangular) e fiquei fã :)

Nota 3: podem ver a primeira vez que publiquei esta receita aqui (há tanto tempooooo).

5 comentários:

Flor de Sal disse...

... and very ewell revisited!!!!

Alice M. Martelo disse...

Hum! Babei :)
Bejs e boa páscoa

Susana Machado disse...

que belo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Susana Louro disse...

Que delicia.. :) beijinhos

Mayara disse...

Ola Bruxinha, experimenta colocar a caixinha das natas no congelador por 20 minutos antes de bater. Mas, é mesmo no congelador. Assim, elas estão bem frias. Bata por 3 minutos com a batedeira. Eu faço assim e até viro o copo para baixo e elas estão firmes. Assim suas receitas ficarão sempre bonitas. E dá certo com qualquer marca. Beijos.

Tarte de maçã

Ingredientes: 1 base de massa folhada 2 a 3 maçãs cortadas em rodelas meia lua açúcar baunilhado q.b. Ingredientes para o creme ...