Gelado de framboesas



Ingredientes:

200 ml de leite gordo
200 ml de natas para bater
40 g de leite em pó 
100 g de açúcar (1/2 chávena)

350 g de framboesas congeladas
sumo de 1 limão
20 g de açúcar


Preparação: 

Num tacho leve a lume médio o leite, as natas, o leite em pó e os 100 g de açúcar.
Vá mexendo até o creme estar prestes a ferver (80º).
Assim que atingir este ponto, desligue o lume e passe o creme por um passador.
Deixar no frio pelo menos 5 horas antes de colocar na sorveteira.

Deixe as framboesas a macerar no sumo de limão durante cerca de 2 horas, à temperatura ambiente para irem descongelando. Coe para eliminar a água que os frutos soltaram e junte à base do gelado que já deve estar fria.
Triture com varinha mágica ou no robot de cozinha e passe por um passador de forma a obter um creme liso.
Deite a mistura na sorveteira.

Instruções de uso da minha sorveteira:
Colocar o recipiente da máquina no congelador durante 24 horas embrulhada num saco de congelação ou num saco de plástico normal, devidamente fechado para não criar gelo.
Montar rapidamente a máquina com a cuba.
Ligar a máquina e deitar lá dentro o preparado, já refrigerado, pela abertura própria.
Retire do congelador 20 minutos antes de servir.

Notas:
Eu não coei as framboesas, gosto de sentir o áspero da fruta.
Apesar de usar sorveteira, ainda achei alguns irritantes cristais de gelo. Acho que é difícil isso não acontecer quando se fazem gelados de fruta.
Esta receita no original é feita com uma mistura de frutos silvestres e não só framboesas como eu fiz, mas eu tenho de dar vazão à minha "enorme" produção desses frutinhos.

Mais uma receita adaptada do livro "A vida secreta dos gelados caseiros" de Rita Nascimento.

Comentários

Que cor linda! Beijinhos
conceicao disse…
Ficou com um aspeto maravilhoso.
Bjs

Mensagens populares