27 de dezembro de 2015

Bilharacos

Doce típico do Natal mais a norte.
Noutras bandas também existe, mas com algumas variações na receita e muitas variações no nome.



para uma abóbora média (cerca de 3 quilos):
1 pitada de sal
raspa e sumo de 1 laranja grande
1 cálice de vinho do Porto
3 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
farinha qb (eu uso cerca de 4 colheres)


Cozer a abóbora temperada com uma pitada de sal.
Deixar a abóbora a escorrer num pano, de preferência de um dia para o outro.

Depois de bem escorrida (eu deixo-a num pano e depois aperto bem o pano até a abóbora perder toda a água) põe-se numa bacia.
Mistura-se a raspa e o sumo da laranja, o vinho do Porto e os ovos inteiros.
Amassa-se bem com as mãos.
Depois vai-se deitando farinha até obter uma massa consistente, mas não grossa.
Junta-se ainda o açúcar.
Deixa-se levedar 1 ou 2 horas.

Depois fazem-se uns bolinhos, com 2 colheres de sopa, como quem faz pastéis de bacalhau.
Se não tiverem paciência, podem fazer simplesmente colheradas, que despejam no óleo bem quente.

Depois de fritos, polvilham-se com canela e açúcar ou então regam-se com esta calda:

10 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de água
casca de 1 laranja (cortada fininha)

Põe-se tudo a ferver durante 4 minutos e regam-se os bilharacos com esta calda.
(neste caso, é melhor pôr os bilharcos numa taça mais funda).
E pronto!
É um doce típico de Natal, que como desde que me conheço por gente.

7 comentários:

Anónimo disse...

Adoro esta receitinha!!

Boas Festas e um Excelente começo de Ano 2016 :)

Beijinhos!!

Mary - Strawberrycandy disse...

A minha mãe costuma a fazer,...ficaram uns bilharacos fantásticos!
Beijinhos,
Feliz Ano Novo 2016 :)
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

cozinha100segredos disse...

Adoro doces e fritos com abobora! Beijinhos

Avelã disse...

Sou do Norte e nunca ouvi falar! Com muita pena minha, parece uma delícia :)

Margarida disse...

Olá!!

Andava a vaguear pela net, como é meu costume, e encontrei esta receita que adorei!
Eu sou do Norte e faço todos os Natais! Este ano ficaram especialmente bons...
Costumo cozer a abóbora com antecedência e depois congelo... assim quando chega dia 24 já tenho tudo adiantado...

Beijinhos e Bom Ano!
Margarida

saltapocinhas disse...

Olá Margarida!
Eu nunca congelei abóbora, tenho medo de que depois não resulte bem. Realmente é muito mais fácil e rápido se a abóbora estiver cozida...

beijinhos. Bom ano!
Margarida :)

Inês disse...

Realmente só comecei a ouvir falar deste nome quando fui viver para o Porto.
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar