14 de agosto de 2011

Delícia de frutos silvestres


Vais precisar de:


  • para a base
 um bolo de chocolate (eu comprei um daqueles pré-fabricados, que é só meter no forno e deixar assar)
ou então podes fazer assim o bolo:

4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de cacau
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de café de fermento

  • para o creme

250 g de queijo mascarpone
1 pacote de natas (2 dl)
3 colheres de sopa de açúcar
raspa da casca de uma laranja

  • para a calda:
uma embalagem de frutos silvestres (300 g)
1 dl de água
100 g de açúcar (ou pouco mais, ou menos, conforme o gosto)

E faz-se assim:

Se comprarem o bolo é só colocá-lo a assar. Eu coloquei-no num tabuleiro (para ficar mais baixinho) e depois, coloquei o aro da forma por cima e cortei à medida.
Nesta versão ainda têm a vantagem de poderem comer o que está a mais.

Para o creme, bater o queijo com a raspa da laranja. À parte batem-se as natas em chantilly (com o açúcar)e junta-se tudo.
Com este creme cobre-se a base de bolo, mas só quando esta estiver fria.

A calda de frutos faz-se levando ao lume o açúcar com a água, e, quando ferver, juntam-se os frutos.
Fica depois em lume brando cerca de 10 minutos.
Despeja-se esta calda em cima do queijo, retira-se o aro da forma e leva-se ao frio de um dia para o outro.

Notas:

Para quem, como eu, não aprecia as bases de bolacha dos cheesecakes, pode sempre fazer a base de bolo (de chocolate ou de limão ou de outra coisa qualquer) e depois fazer o resto da receita. Se optarem por comprar um bolo pré preparado, faz-se um cheesecake num instante.

8 comentários:

Anónimo disse...

olá, eu também não gosto muito da base de bolacha....e adoro este tipo de sobremesas....mas tenho uma dúvida:não se utiliza gelatina na parte do meio, no creme de mascarpone?

Dulce Caldeira disse...

Está lindo, e pessoalmente adoro esse trio:chocolate, mascarpone e frutos silvestres, também prefiro a base em bolo;)
um beijinho.

saltapocinhas disse...

olá anónimo

esta receita não leva gelatina e segura-se bem na mesma!

Anónimo disse...

obrigada pelo esclarecimento...vou fazer este cheesecake para o fim de semana...

Paula disse...

Também sou das que não apreciam muito a base de bolacha... Assim parece-me perfeito!

ameixa seca disse...

Também prefiro a base de bolo mas caseirinho parece-me ainda melhor ;)

São Ribeiro disse...

POIS FICOU MESMO UMA DELICIA.
TAMBÉM APRECIO MAIS BASES DE BOLO, NÃO TENHO É MUITA PACIENCIA PARA AS FAZER.
BJS

Anónimo disse...

Ficou muito perfeitinha!
Beijinhos

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar