28 de dezembro de 2008

Pudim de Vinho do Porto

Ingredientes:

200 gr. de açúcar;
6 ovos;
0,5 l de leite;
1 cálice de Vinho do Porto branco;
raspa de 2 laranjas.

Caramelo:
8 c. de açúcar.

Preparação:

Misturam-se os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme homogéneo.
Depois adiciona-se o leite e mexe-se bem.
Acrescenta-se o Vinho do Porto, raspa-se a casca de 2 laranjas e mistura-se tudo muito bem.
Entretanto, numa forma de pudim, leva-se 8 c. de açúcar ao lume até fazer ponto de caramelo (cuidado para não deixar queimar).
Depois de o caramelo arrefecer, verte-se o creme de pudim para a forma e leva-se a cozer, em banho-maria, numa panela de pressão, com 1 litro de água, durante cerca de 30 minutos.
Deixa-se arrefecer e desenforma-se.
Deve servir-se frio.

Boas entradas :)

11 comentários:

Isabel Salvador disse...

excelente pudim,adorooo,jinhos Bom Anooooooo 2009 tudo de bommmmmmmm

ameixa seca disse...

Não fizemos pudim no Natal e sentimos falta. Não vai faltar na passagem do ano :)

Karla disse...

Boa ideia ;)
tenho de ter ideias para a próxima festa :)

Bom Ano

anna disse...

Estes pudins sabem sempre bem depois de uma refeição comprida... assim, com aroma de vinho do Porto, ainda melhor!
Bom 2009!

saltapocinhas disse...

xiça!!
já pensas em doces outra vez??? eu ainda estou de ressaca!!

Anónimo disse...

Que aspecto delícioso! Adorei! Bjcas.

Anjo-de-Mel disse...

Eu ñ, até ando fartita de doces, mas este pudim foi feito no dia 24, um pouco antes da 'intoxicação' das festas :)

Vivian disse...

eu adoro vinho tinto, e mais aindo o vinho do porto, portanto, deve ser muito gostoso esse pudim

bjks


feliz 2009

Catarina Santos disse...

Eu adoro tudo o que tenha a ver com pudins, gosto de os comer e gosto de os fazer! E não sei se é por os fazer com tanta vontade, mas a verdade é que saem sempre bem! Só nunca me desenrasquei com o caramelo, prefiro usar mesmo o de compra! O teu entra já para a lista :)

Beijinhos e continuação de Boas Festas!!

Unknown disse...

Amiga este pudim é daqueles que dá cabo de qualquer dieta. E logo eu que adoro tudo quanto é pudins caseirinhos... Boas entradas e que o Ano Novo te traga tudo de bom. Beijinhos

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado por sua visita!!!
Boas festas e feliz 2009 !!!

Bjs...

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar